topo

Postado em 15 de Janeiro às 09h00

Tendências para o Varejo em 2020

Notícias (6)

Tendências para o Varejo em 2020

Para o empresário brasileiro acompanhar e lidar com todas as tendências no setor varejista, precisa estar constantemente realizando reciclagens, participando de feiras e ler diariamente conteúdos educativos, acerca do que muda a cada estação do ano ou a cada mês!

Para o ano de 2020, algumas tendências já anunciadas em 2019 continuam em pleno desenvolvimento, como é o caso do omnichannel.

Você se recorda o que é isso?

O omnichannel em 2020
Começamos lembrando que com o desenvolvimento de plataformas tecnológicas, o consumidor passou a se relacionar com os negócios a todo tempo e por diferentes canais, ou seja, seu cliente pode estar dentro da sua loja física e em vez de falar com um vendedor, utilizar o Google para ver o valor de uma mercadoria, entrando em contato por meio do chat e em algumas vezes e de forma simultânea, ver onde receberá o retorno mais rapidamente.

E a medida em que as experiências de compra online e física se complementam, você, lojista, precisa trazer ao seu time ferramentas que denotam mais agilidade operacional, a fim de responder ao “novo” cliente digital, o mais brevemente possível.

Plataformas customizadas
Na era da informação e dos dados, a personalização acontece principalmente com o auxílio da tecnologia.

No início deste ano, aconteceu em Nova Iorque, a Big Show 2020 da National Retail Federation (NRF), evento focado nas novidades do varejo e que apresentou como um de seus palestrantes o CEO da Microsoft, Satya Nadella.

Nadella colocou que nas aplicações desenvolvidas para o varejo, a personalização de plataformas para a gestão de dados, como a da loja de móveis e decoração Ikea, é um exemplo de como grandes empresas já usam a customização em sua gestão e que ilustra bem o como o armazenamento organizado de dados é a “bola da vez” para o varejo, por trazer ao consumidor um tratamento da forma mais pessoal e exclusiva possível.

E por falar em personalização

A exclusividade sempre guiou o consumidor. Ter algo que ninguém tem, é uma das motivações que levam milhares de pessoas a estar “sempre à frente” ao realizarem suas compras.

Atualmente, diversas lojas online oferecem opções para personalização do produto, de cores à bordados, a customização permite que consumidores tenham algo literalmente “para chamar de seu”, produtos especificamente desenvolvidos de acordo com suas necessidades.

Este é o caso da Meu Mundo Personalizado, e-commerce de produtos infantis, onde é possível adaptar desde o nome de personagens dos livros, passando inclusive por características físicas – parecidas com o pequeno leitor, até mesmo bordar e estampar alguns produtos de acordo com cada cliente.

Inteligência Artificial
Que a tecnologia é a grande aliada do varejo, isso o lojista não pode ter mais dúvida.

Um exemplo de como a I.A pode auxiliar o lojista, é o localizador de produtos da Gofind. Além de mapear os pontos de venda próximos, a plataforma utiliza de algoritmos de inteligência artificial para auxiliar negócios no lançamento de produtos e verificar também seu engajamento com consumidores.

Porém, é necessário lembrar que esta inteligência de dados, inicia com um trabalho de base, com softwares de gestão como o Sólidus Smart, onde o empresário lojista tem informações que vão desde a gestão de vendas, obtendo relatórios detalhados de estoque ou entrega de mercadorias, bem como módulos com os demonstrativos de resultados e indicadores gerenciais, para uma melhor tomada de decisão.

E não para por aí. A inteligência artificial caminha para um nível sem precedentes, afinal, programar o aprendizado de máquinas, fará com que clientes tenham sua jornada de compra facilitada, de modo que o esforço realizado anteriormente na aquisição de um item, diminua com a programação realizada, facilitando automaticamente a decisão de compra do consumidor.

E se a nova riqueza está na informação, o seu desafio, lojista, é saber “linkar” estas novas tecnologias, combinando e utilizando o melhor de cada plataforma, de acordo com cada funcionalidade desejada, adaptando-se o quão antes para estas novas demandas do varejo.

Para isto, invista sempre em tecnologia e aumente exponencialmente suas vendas.

Bons negócios!

Veja também

5 Tendências em móveis e decoração para 202017/09/19 Ei, lojista! Já estamos quase no final do ano de 2019! Já analisou o como está o estoque de sua loja com as principais tendências em móveis e decoração para o próximo ano? Antes de realizar as compras, acompanhe a seguir no que pode investir sem erro, para deixar sua loja estar antenada com o que o mercado está trazendo em novidades! Confira no post......
A Técnica de Ancoragem para aumento de Conversão em Vendas16/12/19 Você já deve ter participado de alguns treinamentos e cursos em sua área. Deste modo, já ouviu falar do efeito ancoragem? Ainda não? Então acompanhe a seguir como grande parte dos consumidores faz suas escolhas a......
Economia da Recorrência: o que é e como funciona?20/02/19 Você já ouviu falar no termo “economia da recorrência”? Muitos empresários e executivos do mercado ainda ficam com aquela expressão de dúvida ao escutar o termo. A economia da recorrência é......

Voltar para Blog do Lojista