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Postado em 20 de Fevereiro às 10h26

A importância do pós-venda!

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O pós-venda é um dos segredos para ajudar o seu negócio a crescer continuamente.

Muitas empresas planejam apenas até o momento da venda, entretanto, isso é um erro comum e que pode ser evitado com algumas medidas simples. O conceito de pós-venda consiste em oferecer um suporte ao cliente após a aquisição do produto ou serviço.

Nos primeiros dias o cliente coloca uma atenção mediante ao produto ou serviço, esse é o tempo em que ele procurará defeitos. Após alguns dias é o ponto ideal para uma ligação de pós-venda, nesse período ele já terá usado e entendido o produto.

Acima de tudo, não é uma tarefa fácil, tal procedimento exige muita dedicação e planejamento, assim como algumas etapas:

Relacionamento com os fornecedores

Mantendo um bom relacionamento com o fornecedor, porque, assim ocorrendo problema ou defeito, terá uma resolução mais eficaz e uma resposta rápida ao cliente.

Treinamento e motivação dos colaboradores

Esse é o ponto chave para o pós-venda, um bom atendimento faz com que o cliente sinta-se importante com devida atenção, aumentando a satisfação mediante a sua empresa.

Bom produto ou serviço

O consumidor ao comprar um produto ou serviço, dispõe de uma expectativa elevada mediante ao mesmo, e um produto com defeito aumentará sua frustração e a opinião sobre a marca.

Fidelização do Consumidor

A fidelização do cliente é a parte mais difícil para as empresas, há diferença entre o cliente satisfeito e o cliente fiel. O cliente satisfeito, não tem nenhuma reclamação sobre sua empresa, mas isso não significa que ele comprará sempre.

Já o cliente fiel é aquele que gera mais lucro, ele sempre vai lembrar em primeiro lugar da sua empresa e acima de tudo irá indicá-la a amigos e conhecidos.

Uma forma prática de melhorar o pós-venda é criar uma plataforma de comunicação com conteúdo relevante. Um blog, por exemplo, pode conter textos, vídeos com tutoriais e dicas de como usar determinado produto ou serviço.

Além disso, também é possível criar um canal como uma espécie de fórum para que os consumidores possam elencar suas dúvidas e dar sugestões.

Finalmente as estratégias para o pós-venda podem ser variadas, dependendo sempre da viabilidade e recursos que sua empresa possui. O pós-venda pode ser executado pelo próprio vendedor, essa opção pode ser aplicada de uma forma que não atrapalhe o follow up diário, ou dispor de um setor específico.

Como resultado, esse relacionamento com o cliente pode aplicar satisfatoriamente este conceito, a marca consegue fidelizar o cliente e aumentar muito a chance de uma nova compra.
 

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